marketing pessoal

 

Não são apenas produtos que precisam do “auxilio” do Marketing. Todo profissional também precisa dessa área para atribuir valor a própria imagem

Para se destacar dentro da empresa, geralmente, a gente precisa ser eficiente e gerar bons resultados em curto prazo. Mas essas qualidades não são suficientes para se tornar um profissional de sucesso. Para construir uma carreira bem sucedida e atingir bons cargos, o marketing pessoal precisa estar afiado com um único objetivo: atribuir valor a sua imagem.

Não são apenas os produtos ou marcas que precisam do “auxilio” do Marketing. O profissional também precisa utilizar os conjuntos de ferramentas dessa área em benefício da própria carreira. Afinal, o seu “produto” também precisa ser divulgado, apreciado e comprado não apenas pelo chefe, mas também pela equipe de trabalho com a intenção de potencializar os relacionamentos e ampliar o Network de forma consistente e sustentável.

Toda pessoa precisa utilizar o Marketing Pessoal para que seja vista e respeita. Independente do nível hierárquico, todos os profissionais devem dar a devida importância ao Marketing Pessoal. Essa atividade possibilita um posicionamento estratégico quanto a marca pessoal no mercado de trabalho e no meio em que convive. Além de desenvolver autoridade pessoal na área de atuação.

Qualquer pessoa pode desenvolver habilidades para aplicar o Marketing Pessoal. O Marketing Pessoal exige um recriar-se a cada instante, colocando excelência em tudo o que realiza. A pessoa deve desenvolver e buscar o equilíbrio em cada área de sua vida, sendo: profissional, familiar, social, financeira, formação, saúde, emocional e espiritual.

Técnicas podem ser aprendidas e aplicadas de forma estratégica, desde que o indivíduo compreenda que o Marketing Pessoal não é apenas a apresentação pessoal, mas, sim, o investimento constantemente na formação e no autodesenvolvimento.

Todo processo de desenvolvimento pessoal é necessário comprometimento e investimento pessoal ao longo do tempo. Por isso, a técnica deve ser pensada em quatro etapas, sendo:

  • Diagnóstico (pontos fortes e pontos de melhoria);
  • Objetivos e metas (onde estou e onde quero chegar);
  • Estratégias (que ações serão realizadas);
  • Plano de ação (cronograma de realização das ações).

Confira algumas dicas sobre Marketing Pessoal:

  • Cuidar da aparência é um ponto importante para a construção da imagem pessoal.
  • Monitorar seus comportamentos com relação a si e aos outros, adaptando seu estilo pessoal conforme a situação ou necessidade.
  • Buscar permanentemente o aprimoramento e conhecimento por meio de leituras, cursos, palestras, graduação, pós-graduação.
  • Preservar e ampliar sua rede de relacionamentos.
  • Cuidar da comunicação escrita e falada, sobretudo a comunicação não verbal. Procure adequar seu conteúdo, ritmo e tom de voz de acordo com a situação.

Forte abraço e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *