educacao continuada

 

Ao concluir a graduação é muito comum o recém egresso ter inúmeras dúvidas sobre os próximos passos a serem seguidos. Fazer uma pós graduação ou fazer um curso livre? Aguardar um tempo e retornar os estudos após um período ou já emendo para aproveitar o ritmo e o hábito de estudo já adquiridos? Outro questionamento comum é agora que conclui a graduação devo me empenhar para conquistar uma oportunidade no mercado e adquirir experiência ou continuo estudando?

Pois é, esses questionamentos são muito frequentes em jovens recém-formados, então resolvi responder essas e outras questões sobre a importância da formação continuada após a graduação. Confira!!

 

Pergunta: Qual a diferença entre pós graduação, especialização e MBA?

Resposta: Todo MBA é uma Pós, mas nem toda pós é um MBA. Pós graduação são os cursos que o graduado pode vir a fazer para dar continuidade em seus estudos e sua formação. Temos a pós graduação Stricto Sensu onde inclui-se o mestrado, doutorado e pós-doutorado; e a pós graduação Lato Sensu onde temos a especialização e o MBA. A especialização e o MBA possuem o mesmo peso acadêmico e geralmente 1 ano de duração, porem atendem a perfis diferentes. O MBA tem foco na gestão de negócios e empresas, geralmente voltado a formação de líderes e gestores. A especialização visa um aprofundamento em uma determinada área de conhecimento.

 

P: Qual a diferença entre o mestrado e o doutorado?

R: Ambos são considerados cursos de pós graduação Stricto Sensu. O mestrado geralmente antecede o doutorado. O foco de uma pós graduação Stricto Sensu é a continuidade nos estudos e trabalhar a pesquisa. O mestrado possui em média 2 anos de duração e visa dar continuar os estudos iniciados na graduação e parte-se do pressuposto que você já está inteirado no campo de estudos do mestrado que escolheu.

A pesquisa tem um peso significativo e ao final o estudante precisa apresentar uma dissertação. Existem dois tipos de mestrado, o acadêmico que é mais teórico e indicado para quem deseja atuar na docência e o mestrado profissionalizante voltado a prática e ao mercado de trabalho.

O Doutorado é o passo seguinte ao mestrado, geralmente com 4 anos de duração, visa consolidar e intensificar seu aprendizado em uma determinada área de estudo. A pesquisa é extensamente exigida para aqueles que fazem o doutorado e ao final o estudante deve apresentar e defender uma tese.

 

P: Como o graduado pode analisar qual cursar? Quais critérios ele deve apontar na hora de escolher?

R: Os critérios podem ser os mais variados, mas sugiro o estudante analisar sua carreira profissional e quais as tendências de oportunidades para os próximos anos e assim escolher algum curso que possa contribuir com a sua formação, em seguida, analisar se há algum assunto visto na graduação que você deseja se aprimorar. Sugiro ainda verificar a atualidade dos conteúdos estudados na graduação e se existe a necessidade de buscar atualização e novos conhecimentos e por fim, verificar quais temas ou áreas você tem mais afinidade.

 

P: Qual é o mais procurado na UNICESUMAR? (pós, mestrado, doutorado, MBA…)?

R: Atualmente um dos mais procurados é o MBA Gestão estratégica de pessoas. Acredito que esse curso é muito procurado porque todo gestor necessita lidar com seus colaboradores e talvez essa seja atualmente um habilidade essencial a todos os gestores, ou seja, a gestão de pessoas.

 

P: Na sua opinião, vale a pena fazer uma segunda graduação na área de formação ou é melhor investir nas próximas etapas mesmo?

R: Depende, se a área de atuação exige um conhecimento complementar, cabe fazer uma outra graduação, contudo, a pós graduação é sempre uma boa opção, pois traz um diferencial no currículo sem contar os aprendizados que podem ser agregados na carreira. Contudo, a gestão da carreira cabe a cada um de nós e devemos decidir quais caminhos seguiremos, pois atualmente, muito além de se ter uma titulação.

O que o mercado tem buscado é a capacidade de o profissional verdadeiramente agregar valor na atividade desenvolvida e isso pode ser conquistado por um curso de pós graduação, mestrado, doutorado ou também por cursos livres e complementares. O mais importante é termos consciência de que precisaremos permanentemente aprender independente da forma ou modalidade.

 

P: Qual área é mais buscada nas especializações (humanas, exatas, biológicas…)?

R: A procura está bem equilibrada atualmente, mas a alguns anos a área de humana predomina, sobretudo em cursos que promovem o desenvolvimento de habilidades comportamentais e emocionais, requisitos em alta no mercado de trabalho, em seguida temos a área de exatas tendo como destaque cursos na área de tecnologia, por fim a área das ciências biológicas onde posso destacar cursos voltados à saúde e bem estar.

 

P: Na sua opinião, o mercado de Trabalho está mais exigente com relação as especializações que os graduados devem ter?

R: Sim, cada vez mais o mercado tem exigido a formação continuada, todo profissional deve manter uma postura de contínua formação e aprendizado. Isso mostra o quanto o profissional se dedica e investe na sua carreira e o mais importante o quanto esse profissional se torna diferenciado, acumulando conhecimentos e experiências de diferentes cursos, contudo, cabe uma observação: de nada vale fazer 3 graduações e 5 pós graduações se esses conhecimentos e aprendizados não são colocados em prática.

É preciso que façamos um link entre aquilo que aprendemos nos cursos de graduação e pós com a realidade do dia a dia, ou seja, precisamos encontrar formas de aplicar os conhecimentos, inovar um método de trabalho, agregar valor na atividade que realizamos, somente assim um profissional realmente poderá obter vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Espero que tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre o tema proposto.

Forte abraço e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *