emprego temporario

 

O Brasil encerrou o segundo trimestre com uma taxa de desemprego de 12,3% segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Com o cenário, o emprego temporário  se torna uma boa oportunidade, especialmente pelo maior movimento no comércio, que exige que os empresários contratem colaboradores extras no final do ano.

E a perspectiva é positiva. Dados da Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) preveem a contratação de 72,7 mil trabalhadores temporários no Natal de 2018. O levantamento da CNC ainda aponta que os maiores volumes de admissões serão nos segmentos de vestuário e hiper e supermercados. Vale lembrar que a temporada de oferta de vagas no setor de comércio geralmente ocorre entre os meses de  setembro e dezembro.

Outra boa notícia é que, em muitos casos, a vaga temporária tem grandes chances de se tornar um emprego efetivo. Para ajudar na conquista de uma dessas vagas preparei oito dicas que auxiliam no momento da procura e da manutenção da oportunidade de  trabalho.

Dicas importantes a serem observadas para conseguir uma oportunidade de trabalho temporário neste período de final de ano:

1. Customize o currículo: Mantenha o currículo atualizado, enxuto e atrativo. Para isso, busque customizá-lo privilegiando ou destacando informações que possam despertar a atenção dos recrutadores ou contratantes. Evite documentos longos e cheios de textos.

2. Demonstre entusiasmo: Uma vez chamado para o processo seletivo, demonstre entusiasmo, mesmo sendo uma oportunidade temporária.  Coloque vida nas falas e ações.

3. Comprometimento e responsabilidade: Adote comportamentos que possam evidenciar o comprometimento com o trabalho. Não fuja das responsabilidades e esteja sempre aberto a aprender cada vez mais.

4. Aprenda sobre o negócio da empresa: Mesmo em um contrato temporário, é importante conhecer a empresa e o seu segmento. Pesquise na internet, converse com outras pessoas ou peça informações. Isso ajuda a criar identificação com a empresa e com o trabalho.

5. Seja ativo e proativo: Busque estar disponível para auxiliar a todos. Adote comportamentos ativos e proativos, antecipando-se às necessidades da equipe ou da empresa. Esta é uma atitude importante e muito considerada nas avaliações de seleção e, posteriormente, na efetivação.

6. Comunicação e relacionamento: Busque se comunicar e se relacionar bem com todos, desde a seleção até o desenvolvimento das atividades. Estabelecer uma boa comunicação é fundamental para o relacionamento e contribui para construir sua marca e imagem pessoal junto à empresa e aos colegas de trabalho.

7. Saiba trabalhar em equipe: Apesar de precisar demonstrar suas capacidades, é imprescindível saber compartilhar e trabalhar em equipe. Não se esqueça da parceria e do coleguismo com todos que estão no seu dia a dia de trabalho.

8. Deixe pegadas de qualidade: Faça tudo com afeto e dedicação. Procure impactar de forma positiva. Isso, sem dúvidas, fará com que as pessoas criem uma referência de qualidade e competência associada ao seu nome e imagem.

Forte abraço e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *