Dicas para o sucesso na entrevista de emprego

 

Olá! Meu nome é Luciano Santana, hoje quero deixar algumas dicas sobre como elaborar um ótimo currículo e fazer a diferença na hora de concorrer a uma vaga de emprego. Atualmente, estamos vendo e sentindo na pele as dificuldades encontradas quando o assunto é empregabilidade e mercado de trabalho.

As incertezas econômicas, somadas a outros acontecimentos políticos e sociais, têm criado um aumento na oferta de mão de obra, o que, consequentemente, diminui a oferta de emprego e as empresas adotam um elevado grau de exigência sobre seus candidatos.

É nesse momento que devemos nos destacar. Ter um bom currículo e saber se comportar na entrevista faz toda diferença. Um currículo atraente aos olhos dos profissionais de RH precisa ser objetivo e, ao mesmo tempo, conter todas as informações sobre você. Assim, trabalhe com no máximo duas páginas.

Inicialmente, você deve apresentar suas informações pessoais, como nome, e-mail, telefone, endereço e CEP. Idade e estado civil são optativos. Deixe claro, logo de início, a qual cargo ou área você está se candidatando. Em seguida, vem a formação, cursos de nível superior, de pós-graduação, especialização, entre outros.

As experiências profissionais devem ser apresentadas de forma sucinta, nada de textos longos. O leitor precisa entender sua evolução profissional, por isso, inicie sempre pela experiência mais recente e foque nos resultados alcançados. Se possuir, descreva informações de cursos extras, desde que sejam realmente relevantes.

Atenção!

Não há necessidade de colocar número de CPF, RG, carteira profissional ou título de eleitor. Com relação a outros idiomas, só mencione se você realmente possuir conhecimento. Honestidade conta muito nessa hora! Não mencione pretensões salariais, nem insira foto, somente se for exigência para a vaga desejada. Por fim, evite currículos extensos e erros de ortografia.

E agora vamos imaginar que seu currículo foi selecionado e a próxima etapa é a entrevista, anote algumas dicas:

1. Esteja bem apresentável, evite exageros e adote uma postura corporal positiva.

2. Expresse suas ideias de forma clara, ajustando o ritmo e o tom da voz de acordo com o contexto.

3. Deixe claro qual é seu objetivo profissional e para qual função você possui qualificação e deseja trabalhar.

4. Seja coerente entre aquilo que você diz e o que está no currículo. Não invente ou minta sobre qualquer informação.

5. Deixe claras suas habilidades, preferencialmente, por meio de exemplos ou situações nas quais você teve que utilizá-las.

6. Procure evidenciar os resultados positivos que você trouxe para as empresas onde trabalhou.

7. Responda às questões enfatizando situações do cargo que deseja ocupar, tente dar exemplo para ilustrar melhor sua resposta.

8. Para quem busca o primeiro emprego ou não possui experiência, vale ressaltar as experiências na faculdade, em estágios, cursos, trabalhos voluntários, habilidades e aptidões.

Essas são as dicas que eu deixo pra você!

Espero que tenha gostado e que elas possam te ajudar em sua caminhada profissional.

 

Forte abraço e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *