carreira sustentavel

 

Todos nós em algum momento já ouvimos sobre a importância de cuidarmos do marketing pessoal, fortalecer nossa rede de contatos, ou ainda, que devemos ser flexíveis em nossa comunicação e apresentação pessoal. Todos esses elementos quando bem cuidados e estrategicamente gerenciados podem contribuir para a sustentabilidade de nossa carreira profissional.

É exatamente sobre esse assunto que vamos abordar de forma simples e objetiva nesta entrevista, confira!

 

Pergunta: O que é marketing pessoal?

Resposta: Posso dizer que o Marketing Pessoal é uma disciplina que aproveita os conceitos e instrumentos de marketing em benefício da carreira e da vida pessoal dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e sua complexa estrutura.

 

P. O qual é o objetivo do marketing pessoal?

R. O objetivo do Marketing Pessoal é potencializar os relacionamentos e ampliar o Network de forma consistente e sustentável.

 

P. Qual é a importância o marketing pessoal? 

R. O Marketing Pessoal é importante e necessário a todos os profissionais, independendo do nível hierárquico ou ramo de atividade, pois possibilita ao profissional um posicionamento estratégico quanto a sua marca pessoal no mercado de trabalho e meio em que convive. O Marketing Pessoal possibilita ainda o desenvolvimento de autoridade pessoal em sua área de atuação, fazendo com que seja visto e respeitado de forma especial.

 

P. Qualquer pessoa pode desenvolver a habilidade de aplicar o marketing pessoal? Como?

R. Sim, o Marketing Pessoal conta com ferramentas e técnicas que podem ser aprendidas e aplicadas por qualquer pessoa que almeja posicionar sua carreira profissional de forma estratégica. Para isso é preciso compreender que o Marketing Pessoal vai muito além de apenas uma boa apresentação pessoal, é preciso investir constantemente na formação e no autodesenvolvimento (graduação, pós graduação) de forma a ter consistência e conteúdo que agregue valor aos seus clientes ou empresas na qual atue.

Dessa forma, podemos dizer que o Marketing Pessoal exige um recriar-se a cada instante, colocando excelência em tudo o que realiza. A pessoa deve desenvolver e buscar o equilíbrio em cada área de sua vida, sendo: profissional, familiar, social, financeira, formação, saúde, emocional, espiritual.

 

P. Quais são as quatros divisões do marketing pessoal? Descreva cada uma dela.

R. O Marketing Pessoal faz uso dos 4Ps do Marketing Tradicional adaptados para o desenvolvimento pessoal, sendo:

  • Produto: Para o Marketing Pessoal representa o conteúdo que a pessoal dispõe sendo os Conhecimentos, Habilidades, Atitudes e Comportamentos e ainda a forma como se apresenta, representando a embalagem do “produto” sendo Roupas,  Acessórios.
  • Preço: Representa o quanto o mercado está disposto a pagar pelos seus serviços e conhecimentos. Está diretamente relacionado com a percepção dos clientes sobre a capacidade do profissional agregar valor no que faz.
  • Praça: Refere-se ao seu mercado ou segmento de atuação na qual o profissional se especializa ao ponto de se tornar um perito. É de extrema importância que o profissional defina com clareza qual é o seu segmento de atuação e qual a sua especialidade.
  • Promoção: Implica em como o profissional se comunica com o seu mercado, ou seja, como usa as ferramentas para comunicar as suas características, seu diferencial e as vantagens que o mercado terá ao contratar seus serviços.

 

P. Se quiser acrescentar algo que julgue importante, fique à vontade.

R. É importante destacar que o desenvolvimento do Marketing Pessoal é um processo que necessita ser bem planejado para que possa gerar os resultados esperados. Como todo processo de desenvolvimento pessoal é necessário muito comprometimento e investimento pessoal ao longo do tempo. O processo deve ser pensado em quatro etapas, sendo: Diagnóstico (pontos fortes e pontos de melhoria); Objetivos e metas (onde estou e onde quero chegar); Estratégias (que ações serão realizadas); Plano de ação (cronograma de realização das ações).

 

Para complementar, veja alguns aspectos essenciais para o Marketing Pessoal:

  • Cuidar da aparência é um ponto importante para a construção da imagem pessoal.
  • Monitorar seus comportamentos com relação a si e aos outros, adaptando seu estilo pessoal conforme a situação ou necessidade.
  • Buscar permanentemente o aprimoramento e conhecimento por meio de leituras, cursos, palestras, graduação, pós-graduação.
  • Preservar e ampliar sua rede de relacionamentos.
  • Cuide de sua comunicação escrita e falada, sobretudo a comunicação não verbal. Procure adequar seu conteúdo, ritmo e tom de voz de acordo com a situação.

 

Forte abraço e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *